Como confortar alguém que perdeu quem ama? Dicas para lidar com a morte

Comentários desativados em Como confortar alguém que perdeu quem ama? Dicas para lidar com a morte

Alguma vez te perguntaste o que dizer a um amigo que acabou de perder um ente querido? Pode ter a certeza de que quer a pessoa esteja de luto pela irmã ou por outro membro da família, ela está com uma enorme dor emocional. Mas, acredite, as frases de meus pêsames não dão conta sozinhas de confortar o desespero de um processo de luto. Certamente você sabe disso, e por isso está aqui… procurando o que fazer nessa situação. A primeira coisa, é transmitir calma, e conforto, um abraço amigo nessas horas é tudo, por mais que por algum tempo tudo pareça nada.

Não é fácil encontrar palavras de conforto para a sua perda, pois não? Mas o facto é que deve dizer algo para oferecer a sua simpatia e mostrar o seu apoio à pessoa.

O que dizes não tem de demorar. Muitas vezes é melhor se você manter as palavras curtas e se concentrar mais na maneira como você as diz.

Mesmo uma breve declaração que lhes diga que você está pensando neles durante seu tempo de luto pode ser reconfortante quando eles estão profundamente de luto. Às vezes, apenas algumas palavras e um abraço ou aperto de mão pode ser a coisa mais eficaz que você pode fazer.

Encontrar as palavras certas

Uma das coisas mais difíceis para a maioria das pessoas é encontrar as palavras certas para dizer depois de alguém morrer. Já é triste o suficiente que alguém tenha morrido, mas ninguém quer errar e dizer algo que faça os familiares sobreviventes sentirem-se piores.

Algumas pessoas divagam quando estão nervosas, por isso concentrem-se em manter a vossa conversa breve e focados naquilo para que estão lá. O mais importante é mostrar simpatia e compreensão em tão poucas palavras quanto possível.

Conforto durante um tempo de luto

Pode ser tentador evitar falar com a família de luto, mas isso também não é bom. Em vez de evitar falar com os sobreviventes, passe algum tempo pensando nas palavras que irão oferecer mais conforto. Mantenha suas personalidades e temperamentos em mente, e lembre-se que você não tem que divagar sobre e sobre. É melhor manter a sua comunicação curta, mas reconfortante.

As tuas primeiras palavras de condolências podem ser no funeral. Ofereça a sua simpatia, abrace a pessoa se for apropriado, e depois afaste-se. Então deixa que outra pessoa tenha a oportunidade de dar as suas condolências.

Se a pessoa quiser falar, ouça. Às vezes é melhor não dizer nada, mas simplesmente estar lá para mostrar o seu apoio. Um simples “sinto muito” pode ser tudo o que é necessário de você.

Depois de falar com os familiares do falecido, pode juntar-se a outras conversas durante a visita ou antes do início do funeral. Mantém o tom baixo e calmante. Evite iniciar ou participar de uma conversa que seja menos do que respeitosa para a família e amigos próximos do falecido. Afinal, se não tratado corretamente o luto pode virar uma doença. 

Aqui estão alguns exemplos do que dizer

Se você se encontra em uma perda de Palavras em um funeral, você não está sozinho. A maioria das pessoas estão desconfortáveis nesta situação. Pensa antes de falares para não dizeres nada de que mais tarde te arrependerás.

  • Não há palavras para te dizer o quanto lamento. Por favor, saibam que estão em nossos pensamentos e orações.Estou tão triste por saber da tua perda. Se te apetecer falar, por favor, não hesites em ligar-me.

  • O John trouxe tanta alegria a todos à sua volta. Muitos sentirão a sua falta.

  • A minha memória favorita do teu avô foi quando fizemos gelado no quintal dele. Ele era um homem maravilhoso.

  • Lamento muito a sua perda. Lembrar-me-ei sempre da Mary e do quanto ela te amou e ao resto da tua família.

  • Quem me dera poder tirar-te a dor. Fica a saber que estou a pensar em ti e a rezar por conforto para ti e para a tua família.

  • Se houver alguma coisa que eu possa fazer para ajudar, por favor, avise-me.

  • A Susan era uma luz brilhante na vida de tantas pessoas. Todos sentiremos muito a falta dela. Por favor, fica a saber que estarei aqui para ti quando precisares de falar.Nem consigo expressar como o meu coração dói por ti. Estarás nos meus pensamentos e orações.

  • O George era uma pessoa tão generosa. Todos sentiremos a falta dele, mas o seu legado continuará a viver todo o grande trabalho que fez.

  • Vou sentir falta das palavras amáveis do Tom e do sorriso doce. Por favor, saiba que vou rezar por si e pela sua família.Estas palavras podem ser ditas antes e depois do funeral, e você pode usá-las em um cartão de simpatia. O que você não quer fazer é tentar explicar uma razão para a morte da pessoa ou agir como se o falecido ou a família está melhor fora.

  • Mesmo que a pessoa que morreu sofra durante semanas, meses ou anos, aqueles próximos a ele ou a ela sentirão dor que não pode ser lavada por explicações.


Deprecated: Creation of dynamic property Wesley_Google_Local::$files is deprecated in /var/www/vhosts/theatremm.com/httpdocs/wp-content/themes/wesley/inc/blocks/font-family/inc/class-fonts-google-local.php on line 77

Deprecated: Creation of dynamic property Wesley_Google_Local::$files is deprecated in /var/www/vhosts/theatremm.com/httpdocs/wp-content/themes/wesley/inc/blocks/font-family/inc/class-fonts-google-local.php on line 77