4 formas de lidar com a perda do seu animal de estimação

Comentários desativados em 4 formas de lidar com a perda do seu animal de estimação

Quem é o teu melhor amigo?

Se você é como muitas pessoas, a resposta é seu animal de estimação.

Animais de estimação são nossos companheiros, companheiros ambulantes, sondas, até companheiros de cama. Amam-nos nos bons e maus momentos. Animam-nos, fazem-nos rir e ficam do nosso lado.

É por isso que perder um animal de estimação pode ser ainda mais traumático do que perder um membro da família, e o processo de luto é semelhante, dizem os psicólogos.

“Animais de estimação fornecem-nos tanto amor que a perda é quase mais do que o que experimentaríamos perder um ser humano amado”, diz Kristine Kevorkian, Ph. D., uma conselheira de fim de vida e luto de Los Angeles.

“Reconhecer que a perda e receber ajuda é de vital importância para o nosso bem-estar mental, físico e espiritual”, acrescenta.

Pode ser difícil de curar, mas existem recursos para ajudá – lo a lidar-de linhas directas a grupos de apoio. Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a superar a dor…

 

1.Leva tempo para chorar

O seu animal de estimação pode ter feito parte da sua família durante muito tempo, por isso o luto pode demorar. Aceita-o.

“Ninguém mais pode dizer quando é hora de seguir em frente ou superar isso”, diz Frank J. Sileo, Ph. D., um psicólogo licenciado de Nova Jérsei que trabalhou com clientes que perderam animais de estimação.

“O processo de luto não pode ser forçado ou apressado”, diz ele. “Não há um calendário definido para o luto.”

A tua dor pode vir em ondas. Você pode começar a se sentir melhor, mas então a dor pode ser desencadeada novamente, por exemplo, “ao ouvir alguém perder um animal de estimação, um nome ou um dia especial, como o aniversário de seu animal de estimação”, diz Sileo.

2.Não tente esconder ou ignorar a tristeza

“Enfrenta a tua dor”, diz Sileo. “Quando o negamos ou o colocamos numa prateleira, só atrasamos o processo de luto.”

Expressa-o.

“Chora, grita, bate numa almofada, fala com alguém”, diz ele.

3.Aceita sentimentos de culpa

Sentes-te culpado pela morte do teu animal de estimação? Isso é comum, diz Janet Zimmerman, uma Long Island, N. Y., assistente social médica licenciada que oferece aconselhamento de perda de animais.

“Quase todos os donos de animais de estimação se sentem culpados – não importa qual seja a causa da morte – mesmo que eles amem seus animais de estimação e teriam feito qualquer coisa por eles”, diz ela.

Isso é porque as pessoas se sentem responsáveis por seus animais de estimação e se culpam por sua morte, diz ela.

“Saiba que logicamente, não havia mais nada que pudesse fazer para mantê-los vivos”, diz ela.

4.Obter o apoio certo.

Estás a sofrer, a quem recorres para te consolares? Os seus melhores amigos e familiares próximos são provavelmente a sua primeira escolha. Mas não se surpreenda se eles disserem: “foi só um gato. Esquece isso.”Ou” podes sempre arranjar outro cachorrinho.”

Eles não querem ser irreflectidos, mas a maioria das pessoas não entende o vínculo que tinhas com o teu animal de estimação.

“Se você perder um membro da família humana, você pode esperar compreensão e simpatia”, diz Zimmerman. “Se você perder um animal de estimação, as pessoas muitas vezes são menos cuidadosas e tornam-se impacientes ou desprezíveis.”

Sem alguém para se apoiar, o teu luto pode ser muito mais difícil.

“As pessoas que perdem seus animais de estimação devem ter todas as oportunidades para expressar sua dor”, acrescenta Zimmerman, que começou um programa de Apoio ao aconselhamento através de Serviços de Apoio à perda de animais de Long Island em Nova York.

Então, se não consegues ter simpatia nem mesmo dos entes queridos, onde podes virar-te?

O momento é seu. Viva-o, mas não deixe que isso torne uma doença.


Deprecated: Creation of dynamic property Wesley_Google_Local::$files is deprecated in /var/www/vhosts/theatremm.com/httpdocs/wp-content/themes/wesley/inc/blocks/font-family/inc/class-fonts-google-local.php on line 77

Deprecated: Creation of dynamic property Wesley_Google_Local::$files is deprecated in /var/www/vhosts/theatremm.com/httpdocs/wp-content/themes/wesley/inc/blocks/font-family/inc/class-fonts-google-local.php on line 77